quarta-feira, 12 de maio de 2010

Casamento é o seu objetivo de vida?

Casamento é mesmo um objetivo de vida? Eu vejo muita das minhas amigas falando em casamento, outras já de casamento marcado, e fico pensando porque eu não consigo ver o matrimônio como um objetivo de vida?? Desde antes da minha avó, as mulheres eram criadas com um único objetivo, arrumar um marido e ter filhos. Bem, os tempos mudaram e hoje as coisas já não são mais assim, o casamento se tornou bastante banalizado, os divórcios estão saindo a rodo, o mundo deixou de ser um pouco machista. Mas e aí? Será que é influência da igreja? Será que algumas famílias ainda criam as filhas para ter o casamento como um objetivo, ou é simplesmente da pessoa?

Não me entendam mal, para aquelas que têm como objetivo de vida casar, e constituir uma família, de forma alguma eu estou julgando certo ou errado, estou apenas levantando uma questão e expondo o que eu penso em relação ao casamento. Eu acho muito legal quem pensa assim, e talvez pela própria criação mesmo, tenha o desejo de constituir aquilo que os pais construíram, e dar aos filhos tudo aquilo que tiveram.

Quando eu me perguntei sobre o objetivo de vida, não significa que um dia eu não queira casar, mas, é que pra mim, não é um objetivo de vida, e sim uma conseqüência. Meus objetivos de vida são, por exemplo, obter sucesso na minha carreira profissional, fazer algum bem à comunidade, e coisas do tipo. O casamento é apenas uma conseqüência da vida, o que pra mim é bastante claro. Porque afinal, ainda quem não quer casar de jeito nenhum, uma hora encontra alguém que tome seu coração, apaixona, vive uma relação boa e estável, e aí conseqüentemente casa. Do contrário seria: meu objetivo é casar, bom, então o que eu tenho a fazer é procurar um marido. E aí você pode pular de um relacionamento para o outro em busca de alguém que você ache que seja o seu marido, se não for, ainda que seja um relacionamento bacana, você pula fora, porque o importante é arrumar alguém para selar o matrimônio.

Eu já vi relacionamentos promissores acabarem justamente por isso, somente porque o objetivo de um dos dois era casar. E sabe o que me parecia, é que não é o fato de estar com aquela pessoa, é simplesmente o ato de casar. Eu conheci um cara que toda vez que tocava no assunto casamento com a namorada, eles brigavam. E no fim, terminaram mesmo se gostando bastante. Depois disso ele arrumou outra namorada, e agora não sei o que mais aconteceu. Eu sei que não é bem assim, mas me parece que sendo qualquer um(a), o importante é casar, afinal o objetivo é casar.

Bom, quero que todos saibam que eu respeito muito a posição de quem tem o casamento como um objetivo de vida, mesmo achando que é apenas uma conseqüência da vida. Mas seja um objetivo, ou uma conseqüência, um conselho é sempre buscar no outro mais semelhanças entre os objetivos de vida do que diferenças. Só para garantir que você não “perca seu tempo” com alguém que no final das contas não quer a mesma coisa que você.

Um comentário:

  1. Nossa !! Muito boa sua reflexão. Penso como vc parece que as vezes estamos em um mundo de aparências em vez de sentimentos verdadeiros

    ResponderExcluir